Pesquisar neste blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Auditores do Ministério do Trabalho fazem fiscalização no Porto de Santos



Auditores fiscais do trabalho fizeram uma vistoria nesta terça-feira (4) em terminais do Porto de , no litoral de São Paulo. A ação nacional do é voltada para o setor portuário e foi realizada também em outros Estados.
A "Operação Porto Seguro" começou por volta das 9h e deve continuar até o fim do dia. Pela manhã, os fiscais estiveram nos terminais e armazéns 15, 35 e 37 para avaliar questões como a jornada de trabalho e condições de segurança e saúde do trabalhador. "Estamos avaliando inicialmente questões primárias. Já identificamos algumas irregularidades básicas como excesso de jornada de trabalho dos motoristas superior a 10 horas, problemas na carroceria dos caminhões, problemas na fixação dos contêineres e má sinalização de ré. Também anotamos questões precárias no controle de cargas", destacou a auditora fiscal do trabalho Viviane de Jesus Forte.
 Após os apontamentos feitos pelos auditores durante a fiscalização, as empresas poderão ser notificadas sob pena de multa e sanções administrativas. "Nós vamos avaliar todos os casos e preparar um relatório geral junto com outros locais. Mas todas as empresas terão tempo pra se defender e apresentar contrapontos. Nossa intenção é contribuir", disse. Os auditores-fiscais utilizam como base para fiscalização as legislações específicas para o setor, em especial a jornada de trabalho. O cumprimento da lei garante mais segurança nas operações portuárias, diminuindo o número de acidentes.  

Nenhum comentário: