Pesquisar neste blog

terça-feira, 6 de março de 2012

Elevadores para obras terão de seguir normas, diz MTE


Ministério do Trabalho fará orientação sobre mudanças a construtoras de Ribeirão Preto






















O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) marcou uma reunião com cerca de 30 construtoras de Ribeirão Preto para discutir as normas de segurança que devem ser adotadas nos elevadores das obras, gruas e andaimes suspensos.
Segundo o auditor fiscal do MTE, Edson Bim, grande parte dos canteiros de obras da cidade já foram autuados por falta de segurança na movimentação e transporte de pessoas e materiais. "Não sei precisar um número, mas a maioria dos elevadores utilizados está sucateada, o que compromete a segurança dos trabalhadores", afirma o fiscal.
Em agosto do ano passado, um acidente na cidade de Salvador chamou a atenção para a falta de segurança nos elevadores tracionados a cabo. Nove operários morreram com a queda. "Esses elevadores apresentam diversos componentes que podem fragilizar o sistema. O elevador cremalheira, que não é tracionado a cabo, tem um novo processo de engenharia que é muito mais seguro", comenta Edson.
No entanto, o auditor ressalta que as construtoras podem continuar utilizando os de tração a cabo, desde que sigam as normas. "No encontro, vamos explanar todas as documentações necessárias", alerta Bim. A reunião está marcada para o dia 14 no MTE.
Morte em Ribeirão
Em outubro do ano passado, o operário Gilmar Ramos da Silva, 22 anos, morreu ao cair do nono andar de um prédio em construção na avenida João Fiúsa. Ele puxava massa de reboque quando caiu no fosso do elevador, de uma altura de 30 metros.                                                                                                                                                    Sexta, 02 de Março de 2012 - 22h55 
               Jacqueline Pioli




Nenhum comentário: