Pesquisar neste blog

sábado, 30 de março de 2013


Acidente de trabalho - Avião que transportava dez trabalhadores caiu no interior do Pará

imagem
Veja, também, notícias de outros acidentes de trabalho que feriram e mataram trabalhadores 
Diariamente trabalhadores sofrem acidentes de trabalho que têm várias causas e formas, dentre elas, o acidente de trajeto. O Acidente de Trajeto é uma interpretação da lei que equipara acidente de trabalho ao acidente ocorrido pelo empregado no trajeto da residência para o trabalho ou deste para sua casa, independente do modo de locomoção.
 
Foi o que aconteceu no acidente com o avião bimotor no Pará, que matou dez trabalhadores. Eram empregados que estavam sendo transportados para a obra de construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari, no Estado do Amapá, e caiu a 20 km do aeroporto de Monte Dourado (PA).
 
Nesta segunda-feira, 11 de março, o diretor de Segurança e Saúde no Trabalho, Francisco Luis Lima, representou o Sindicato Nacional, em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa - CDH do Senado, no debate sobre “Saúde e Segurança no Trabalho” no Brasil.
 
Durante sua exposição, Luis Lima informou que anualmente no mundo acontecem 317 milhões de acidentes, com 2,3 milhões de óbitos. A cada hora há 37 mil acidentes, com 266 mortes, ou seja, a cada minuto morrem mais de quatro trabalhadores no mundo por acidente de trabalho ou doença ocupacional.
 
São números mundiais, repetidos em menor escala no Brasil, que está em quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. O Sinait, em sua Campanha Institucional 2012, denuncia que há mais de 700 mil vítimas por ano, com registro de 2.700 mortes, sendo 80 acidentes por hora e mais de sete mortes por dia, em números oficiais.
 
Com o intuito de minimizar esse quadro de mortes, mutilações e afastamentos de trabalhadores por doenças e acidentes de trabalho, o Sinait realiza uma intensa campanha parlamentar no Senado e na Câmara com o objetivo de aumentar o número de vagas para o próximo concurso público para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho de 100 para 629 vagas. O número de cargos vagos já passa de 700 e é preciso, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, ampliar o quadro até chegar a um patamar de cerca de 8 mil Auditores-Fiscais do Trabalho para atender à realidade do mercado de trabalho brasileiro.
 
Leia abaixo notícias sobre acidentes de trabalho.
 
13/3/2013 – Tribuna Hoje – G1
Avião bimotor cai e mata 10 pessoas no interior do Pará
 
Aeronave levava funcionários para a Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari, no Amapá
 
Dez pessoas morreram após um acidente com um bimotor no município de Almeirim, na região noroeste do Pará. O acidente aconteceu por volta das 20h30 desta terça-feira (12) e o avião foi encontrado no início da manhã desta quarta-feira (13). A aeronave levava funcionários para a Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari, no estado do Amapá, e caiu a 20 km do aeroporto de Monte Dourado.
 
O avião modelo Embraer 821-Carajá, prefixo PT-VAQ, da companhia de táxi aéreo Fretax, fretado pela Cesbe (companhia de engenharia responsável pela construção da hidrelétrica), saiu de Belém às 19h, com dez pessoas a bordo – o piloto e mais nove trabalhadores da Cesbe.
 
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) realiza um mapeamento dos destroços do bimotor, encontrados numa região de mata de uma vila da região. As razões da queda da aeronave serão investigadas.
 
Peritos do Instituto de Criminalística e auxiliares do Instituto Médico Legal (IML) foram enviados ao local do acidente para fazer a remoção dos dez corpos localizados.
 
Em nota, a Fretax confirmou que dez pessoas morreram no acidente e lamentou o ocorrido com a aeronave de sua propriedade. A empresa disse que as causas serão apuradas. "No momento, a empresa está prestando total assistência aos envolvidos no sinistro, bem como tomará todas as providências junto aos seus familiares, que receberão todo suporte e informações necessárias. A aeronave encontrava-se plenamente aeronavegável e estava com todas as revisões atualizadas, e o tripulante com habilitação e exame médico válidos", informou a Fretax.

Em nota, a Embraer diz que "está em contato com a autoridade investigadora para oferecer apoio e acompanhar a investigação