Pesquisar neste blog

quarta-feira, 27 de março de 2013


TV Folha registra contraste entre o mundo da moda e as oficinas de costura

imagem
Nesta semana, a Reportagem da TV Folha, exibiu a reportagem “Escravos da moda” em que mostra os contrastes do mercado de moda no Brasil. A matéria mesclou entrevistas no evento São Paulo Fashion Week, cheio de glamour, com imagens de ação fiscal que resgatou trabalhadores bolivianos na semana passada, realizada por Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo – SRTE/SP. A matéria é dos repórteres especiais da Folha, Laura Capriglione e Morris Kachani. 
De acordo com o Auditor-Fiscal do Trabalho Renato Bignami, entrevistado na matéria, que participou do resgate dos bolivianos em oficinas que produziam roupas para a Gep Indústria e Comércio, a empresa controla todos os processos relativos ao seu produto. “A cadeia da indústria de vestimenta está muito fragmentada e pulverizada, infelizmente, e os beneficiários finais têm a falsa pretensão de que eles não têm responsabilidade sob a cadeia, e essa não é a verdade”.
A responsabilidade da empresa é completa e solidária, afirmou Bignami, principalmente, porque “eles são os grandes beneficiários do valor da marca, que eles tanto prezam”.
O programa ainda tipifica o que é trabalho análogo ao de escravo, como, por exemplo, cerceamento do direito e ir e vir, servidão por dívida, jornadas extensas de trabalho e morar em condições degradantes no mesmo local em que trabalha.
O programa também registra que os direitos trabalhistas foram pagos aos bolivianos resgatados. Cada um deles recebeu cerca de R$ 25 mil em dinheiro, porque não possuíam contas bancárias no país. Além disso, foram registrados pelos Auditores-Fiscais do Trabalho e receberam as Carteiras de Trabalho e Previdência Social – CPTP.
Para assistir à reportagem “Escravos da moda” na íntegra, clique aqui.
Fonte:  Sinait