Pesquisar neste blog

segunda-feira, 25 de março de 2013

Auditor estende embargo na obra de Viracopos e ampliação segue parada


Ministério do Trabalho e Emprego continua fiscalização nesta terça-feira.
Após ser soterrado no canteiro de obras, operário morreu na sexta-feira.


O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estendeu os embargos na obra de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O auditor fiscal do órgão João Amâncio estima que pelo menos 50% das atividades do canteiro estão interditadas após a fiscalização da tarde desta segunda-feira (25), a segunda feita depois da morte de um operário.

Amâncio explicou que ainda não é possível afirmar quantos autos de infração serão aplicados, pois o trabalho de fiscalização continua. Contudo, ele estima que serão cerca de 40. As obras vão continuar totalmente suspensas nesta terça-feira (26), sem pevisão para ser reiniciada, segundo o Consórcio Construtor de Viracopos, responsável pela ampliação do aeroporto.

O MTE embargou áreas do canteiro que envolvem serviços de escavação, içamentos e as que obrigam os operários a ficarem em determinada altura. O auditor fiscal concluiu a avaliação das condições do canteiro de obras nesta terça-feira. "Eu encontrei alguns equipamentos que eu também interditei, betoneira, equipamento de solda e um andaime", resumiu Amâncio.

O trabalho do MTE continua nesta terça-feira, mas agora o foco é a análise de documentos.

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar os crimes de homicídio culposo (sem intenção de matar) e lesão corporal após o acidente.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) já possui uma investigação aberta sobre irregularidades trabalhistas nas obras do aeroporto e informou que vai inserir o caso fatal desta sexta-feira no inquérito.
Fonte G1