Pesquisar neste blog

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Após acidente em Suzano empresa pode ser autuada, dizem auditores

 

Fiscais estiveram no local nesta sexta, mas a empresa estava fechada.
Caso seja comprovada irregularidades, fábrica deverá ser autuada.

Jamile SantanaDo G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Auditores do Ministério do Trabalho não encontraram ninguém na empresa (Foto: Jamile Santana/G1)Auditores do Ministério do Trabalho não encontraram ninguém na empresa (Foto: Jamile Santana/G1)
Auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego Regional de Guarulhos disseram nesta sexta-feira (13) que a empresa de Suzano (SP) onde ocorreu o acidente químico que deixou um morto e 59 pessoas internadas pode ser autuada e interditada, caso sejam constatadas irregularidades nos procedimentos de trabalho.
Nesta quinta-feira, um operário de 34 anos morreu após um acidente com produtos químicos em uma empresa no bairro do Raffo, em Suzano. A mistura de substâncias teria causada uma nuvem de fumaça que foi inalada pela vítima. O rapaz morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Outras 59 pessoas também foram intoxicadas, mas não correm risco de morrer
Os representantes do ministério estiveram na sede da empresa na tarde desta sexta-feira (13), mas não conseguiram realizar a vistoria porque o local estava fechado e sem nenhum funconário. Segundo o auditor fiscal, Sérgio Aoki a visita será remarcada com a diretoria da empresa, que não estava sabendo da auditoria nesta sexta. 
Serão verificadas as documentações da empresa relacionadas ao exercício da atividade química, além das fichas que informam quais produtos químicos sãomanipulados na fábrica. Os funcionários também serão ouvidos. “É importante que façamos essa checagem na empresa, principalmente pela prevenção de novos acidentes. Vamos apurar com os funcionários como era a manipulação dos procedimentos químicos, além de outras informações”, destacou.
Se houver irregularidade, a empresa pode ser autuada. “O valor da autuação epende do tipo de irregularidade, gravidade e outros itens. Mas, dependendo da situação, poderemos decretar a interdição parcial, ou seja, só no setor onde houve o acidente, ou total do prédio”, detalhou.
Até agora, o Ministério do Trabalho não recebeu queixas em relação as condições de trabalho na empresa. “Ninguém nos procurou para relatar queixas contra a empresa. Recebemos as informações básicas do acidente pelo Sindicato dos Químicos, Farmacêuticos e Materiais Plásticos de Suzano”, relatou o auditor-fiscal Ricardo Villa Reis
Volta ao trabalho
Na manhã desta sexta-feira, funcionários de uma empresa vizinha, onde o gás também causou intoxicação em algumas pessoas, voltaram a trabalhar. A fábrica onde o acidente ocorreu continua fechada, já que o prédio foi interditado pela Vigilância Santária.
Segurança
O engenheiro em segurança do trabalho, Alexandre Castro, explica quais equipamentos são necessários para quem trabalha com produtos químicos. Para ele é preciso seguir o protocolo de segurança, principalmente, com produtos químicos. "Existem equipamentos de proteção específicos,como máscaras que preservam a saúde do trabalhador. E o Ministério do Trabalho é quem fiscaliza a situação do funcionário".