Pesquisar neste blog

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Auditores fiscais serão capacitados para a reinserção de egressos do trabalho escravo

Ação Integrada foi criado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho e já reinseriu 434 trabalhadores resgatados
Livia Francez
09/07/2014 15:37 - Atualizado em 14/07/2014 15:02

As entidades e órgãos que compõem o Movimento Ação Integrada pela Liberdade e Dignidade no Trabalho vão realizar uma capacitação de auditores fiscais do trabalho para a promoção da qualificação educacional, cultural e profissional de egressos do trabalho escravo no mercado e na sociedade. O encontro vai ser realizado em Cuiabá, no Mato Grosso, nos dias 7 e 8 de agosto, em antecipação ao lançamento oficial do Movimento Ação Integrada, no dia 28 do mesmo mês. 
 
Esta será a primeira atividade do Movimento, após a assinatura do termo de cooperação técnica firmado em maio com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para replicar nacionalmente o programa executado desde 2008 no Mato Grosso.
 
A iniciativa, que partiu do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), foi elogiada pela senadora Ana Rita (PT em pronunciamento em maio deste ano. Na ocasião, a parlamentar defendeu a institucionalização do programa pelo governo federal, considerando a experiência exitosa no estado do Mato Grosso.
 
Segundo levantamento citado pela senadora, nos últimos três anos o Ação Integrada já reinseriu no mercado 434 trabalhadores resgatados pelos auditores fiscais do trabalho. A iniciativa é desenvolvida em parceria com instituições públicas e privadas como a Superintendência Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Universidade Federal de Mato Grosso, Sesi e Senai.

Nenhum comentário: