Pesquisar neste blog

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

CTB critica falta de debate sobre Sistema Único de Trabalho

12 de agosto de 2014 - 15h22 



O Sistema Único de Trabalho (SUT) recebeu criticas de participantes do próprio Ministério do Trabalho durante o Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), realizada em Brasília nesta terça-feira (12), demonstrando que o tema ainda precisa ser muito debatido para alcançar aceitação.


Reprodução
Ministro Manoel Dias comandou reunião do Fórum das Secretarias Estaduais, em BrasíliaMinistro Manoel Dias comandou reunião do Fórum das Secretarias Estaduais, em Brasília
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) critica a forma como a proposta foi apresentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sem qualquer discussão com os movimentos sindicais. O ministro Manoel Dias, presente à reunião, admitiu que “a discussão não foi como devia, o que causou muito debate”, porém justificou a apresentação da proposta como uma forma de resgatar o “protagonismo” do MTE.

Sem consenso

A falta de consenso sobre o tema ficou evidente na mesa de debates. O Fórum defende a proposta, que, dentre outras medidas, cria uma política nacional de trabalho e transfere atribuições da União para os Estados e Municípios. Nem mesmo no Ministério do Trabalho o tema é unânime. O secretário de Inspeção do Trabalho, Paulo Sérgio de Almeida, criticou a inclusão da fiscalização do trabalho no SUT, já que o país é exemplo, inclusive na OIT, da forma como atua na inspeção do trabalho.

“A fiscalização tem que estar isenta de pressões externas”, disse Almeida. Para ele, não ficou claro como se daria a inserção desse aspecto da fiscalização no SUT, assim como não está claro o papel dos Estados e dos Municípios. “Temos dificuldade de entender a proposta de maneira qualificada”, justificou.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), presente à reunião, não apresentou uma opinião definitiva sobre o assunto. Segundo Paulo Carneiro, a proposta está tramitando por várias áreas da CNI para que todos possam analisar detalhadamente os pontos abordados. “Temos preocupação e cuidado, pois a proposta é complexa e extensa”, disse.

Auditores fiscais

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, também contrário ao SUT, elaborou um documento alertando a sociedade sobre os perigos da proposta. O documento foi entregue ao MTE e enumera os pontos polêmicos, entre eles, a falta de discussão com as entidades sindicais, as alterações de atribuições do MTE e a possibilidade de aprofundar a terceirização do trabalho.

A polêmica em torno do SUT foi tão intensa que está abrindo a possibilidade de o debate acontecer em várias instâncias. Nesta terça-feira (12), representantes do Ministério reuniram-se com as centrais sindicais em São Paulo para tratar do tema. Prevista para ser apresentada em abril ao Congresso Nacional, a expectativa é que o debate prolongue a finalização do texto. A CTB afirma que esta acompanhando as discussões para “a fim de defender os trabalhadores de qualquer medida que retire seus direitos e precarize as relações de trabalho”.

Fonte: CTB

Nenhum comentário: