Pesquisar neste blog

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

DISTÚRBIOS MENTAIS EM TRABALHADORES DE TURNOS ALTERNANTES

DISTÚRBIOS MENTAIS EM TRABALHADORES DE TURNOS ALTERNANTES


PESQUISA:
Artigo publicado na Revista da Academia Brasileira de Neurologia informa que pesquisadores investigaram relações entre a qualidade de sono e síndromes relacionadas à redução da capacidade mental.
OBJETIVOS:
Investigar como as alterações mentais reultantes do trabalho em turnos alternantes poderiam impactar as atividades desses trabalhadores.
MÉTODOS:
Foi utilizada uma amostra de 97 trabalhadores em uma companhia de mineração sob o regime de turnos alternantes. Os trabalhadores foram submetidos a exames cognitivos  (testes de percepção, memória, atenção, raciocínio,  pensamento, julgamento,  etc.).
RESULTADOS:
Entre 19,6% a 26,8% do total apresentaram uma performance com valores abaixo do que seria esperado de acordo com a sua escolaridade.
CONCLUSÕES:
O problema mais visível foi o bloqueio na memória e baixa performance na fluência verbal. Os resultados encontrados sugerem que áreas específicas do cérebro pode ser afetadas por mudanças no padrão e qualidade do sono, como ocorre nesse tipo de trabalhadores.  As informações da pesquisa devem influenciar nos estudos ergonômicos para ações nos ambientes de trabalho.
Fonte: Publicação oficial da Academia Brasileira de Neurologia
(Dementia & Neuropsychologia), vol 7, Outubro 2013, São Paulo)

Nenhum comentário: