Pesquisar neste blog

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

4% dos acidentes de trabalho no Brasil ocorrem na agropecuária
Data: 16/01/2013 / Fonte: BSB

De acordo com dados do último levantamento oficial do Ministério da Previdência Social, no ano de 2011 o setor agropecuário respondeu por 4% do total de acidentes de trabalho, na divisão por atividades econômicas. Os pés são a terceira área do corpo mais atingida, com 7,6% das 711,2 mil ocorrências totais.

Segundo Andresa Bolzan, gestora do Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento da BSB, grande parte dos acidentes com os pés do trabalhador ocorre por choque frontal contra obstáculos, seja pelo surgimento imprevisto de uma barreira, queda de um peso ou pressão, como a passagem de uma roda de veículo sobre o pé. Neste cenário, a biqueira dos calçados de proteção tornou-se equipamento fundamental.

"A Bracol - marca da BSB, maior empresa de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) da América Latina - fabrica calçados com biqueira de composite, um composto de plásticos de alta performance. O espaço interno foi projetado para dar conforto e encaixe aos dedos dos pés. Com este material, o modelo ficou 40% mais leve que o com biqueira de aço, oferecendo a mesma proteção contra impacto", afirma. Este equipamento pode ser utilizado em todos os setores nos quais os pés dos trabalhadores fiquem expostos a situações de risco.

"Por ser um composto plástico, o produto não conduz energia, podendo ser usado por pessoas que trabalham em ambientes com risco de eletricidade. Ele também oferece importante benefício para o trabalhador, pois não aciona detectores de metais em portas giratórias de agências bancárias", completa a gestora. A biqueira atende aos requisitos especificados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) nas NBR ISO20344 e NBR ISO 20345 contra impacto e compressão.