Pesquisar neste blog

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013


Acidentes de trabalho – Em 2013, mortes continuam acontecendo

imagem
Os acidentes de trabalho continuam acontecendo e fazendo vítimas fatais em 2013. Os dois acidentes noticiados abaixo podem ter sido causados pelo não uso ou pelo uso inadequado dos equipamentos de segurança e foram decorrentes de uma das formas mais frequentes na construção civil: a queda de altura. 
Os dois operários mortos trabalhavam em obras de construção de prédios no Espírito Santo e no Piauí. No primeiro caso, acontecido na segunda-feira, 14 de janeiro, foi constatado que ele não usava os equipamentos de segurança, e no segundo caso, ocorrido hoje, 16, o trabalhador usava o cinto de segurança, mas, aparentemente, não havia suporte de apoio para o caso de uma queda, que acabou acontecendo.
 
O uso dos equipamentos de segurança é obrigatório e cabe ao empregador cuidar para que os trabalhadores os usem e usem corretamente. As orientações estão nas Normas Regulamentadoras e estão disponíveis para todos pela internet no site do Ministério do Trabalho e Emprego – www.mte.gov.br. A fiscalização cabe aos Auditores-Fiscais do Trabalho que, sendo muito poucos, especialmente na área de segurança e saúde no trabalho, não conseguem estar em todos os canteiros de obras do país que, atualmente, tem o setor bastante aquecido.
 
Em vários Estados as entidades de classe de trabalhadores e empregadores tomam iniciativas de promover palestras, cursos e capacitação para os operários, com a participação de Auditores-Fiscais do Trabalho, na tentativa de conscientizar os dois lados sobre a importância da prevenção. Nem todos são alcançados, infelizmente, e as grandes construtoras, para reduzir custos, terceirizam serviços sem exigir que as medidas de segurança sejam cumpridas.
 
Campanhas de conscientização, ampliação do número de Auditores-Fiscais do Trabalho para aumentar o potencial de fiscalização e a aplicação de multas mais significativas aos empresários negligentes são algumas  das medidas que poderiam minimizar o número de acidentes e o custo humano e econômico que eles geram para as famílias, para a sociedade e para o Estado.
 
Veja as notícias sobre os acidentes:
 
16-1-2013 – Cidadaverde.com (PI)
Operário cai do 9º andar e morre em obras de prédio no Ilhotas
 
Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil acompanha o caso. Corpo do rapaz foi levado para ser periciado no IML.
 
Um operário morreu por volta das 12 h desta quarta-feira na obra de construção do condomínio habitacional Play, no bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina. Segundo testemunha, ele teria caído do 9º andar quando estava trabalhando no serviço de construção de pilastras. O condomínio possui duas torres de apartamentos.
 
O corpo ainda está no local e caiu em cima de outra laje, o que provocou a morte imediata. Todos os operários estão paralisados e chocados com o acidente. 
 
O rapaz foi identificado como Francisco Wallisson da Silva Abreu, 20 anos, natural de Miguel Leão e era ajudante de carpinteiro. 
 
A construção é de responsabilidade da Vetor Construção L.TDA. O IML está sendo aguardado no local.
 
Derrubada de portão
Impedidos de entrar na obra, um dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil derrubou um dos tapumes e conseguiu entrar no local. Ele aproveitou e derrubou o portão de acesso à construção.
 
No local trabalham cerca de 200 operários, segundo o Sindicato. O presidente do órgão, Raimundo Nonato Ipiapina, informou que o acidente ocorreu por volta das 11h30 desta manhã. Ele caiu quando trabalhava com mais 12 carpinteiros. 
 
De acordo com o presidente do Sindicato da Construção Civil na hora do acidente não existia nenhum técnico de segurança. “Eles são os anjos da guarda dos operários. O que soubemos é que o rapaz estava usando o cinto segurança, mas não tinha suporte de apoio para em caso de queda”, disse Ipiabina.
 
Wallisson Abreu era casado e morava em Monsenhor Gil.  Ele trabalhava na obra há seis meses.
 
Equipes do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí) estão fazendo vistoria nas obras onde o operário caiu do 9º andar, na manhã de hoje, no bairro Ilhotas. Os engenheiros estão fiscalizando a obra e verificando principalmente se os critérios de segurança foram respeitados. 
 
O avô do rapaz, o vereador de Miguel Leão, Laurindo Pessoa Silva, esteve no local e disse que a família quer justiça e que os responsáveis pela morte sejam punidos.
 
O IML já esteve no local por volta das 14h20 e levou o corpo para ser periciado. 
 
Flash Caroline Oliveira
 
 
14-1-2013 – G1 ES
Durante trabalho, pedreiro cai de altura de 4 metros e morre, no ES
 
Um pedreiro morreu após cair de uma altura de quatro metros, enquanto trabalhava em uma obra em Iconha, município da região Sul do Espírito Santo. O acidente ocorreu por volta de 12h desta segunda-feira (14) e, segundo outros trabalhadores, Arnaldo Bianchini não usava equipamentos de segurança obrigatórios. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Cachoeiro de Itapemirim, na mesma região. A Polícia Civil informou que o dono da construção foi intimado e presta depoimento nesta terça-feira (15).

Outro pedreiro que trabalhava com a vítima contou que uma das tábuas da obra se partiu, o que provocou a queda do andaime que o trabalhador estava. O sogro da vítima, o aposentado Domingos Petri, contou que já havia alertado o genro sobre os riscos de trabalhar sem equipamentos de segurança.

Arnaldo Bianchini tinha 57 anos e trabalhava como pedreiro há 30. O local do acidente atraiu a atenção de muitos moradores, que improvisaram uma cobertura para o corpo com sombrinhas até a chegada da perícia da Polícia Civil.