Pesquisar neste blog

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A arte da guerra para concursos

A sabedoria da leitura do livro chinês "A arte da Guerra", traduzida para guerreiros concurseiros, segue um trecho desta memorável e inspirada obra: "A arte da guerra para concursos" do mestre Willian Douglas:
Os cinco fatores que determinam o resultado:
  1. PRIMEIRO FATOR , O TAO OU O CAMINHO - É o ideal de pensamento e harmonia onde o guerreiro completo se dispõe a passar em um concurso sabendo que esta tarefa é demorada e trabalhosa. A paz do caminho é obtida com esse grau de consciência. Ele não teme reprovações ou dificuldades pois já compreendeu os riscos e os prêmios da empreitada onde se lança e se determina permanecer até que vença.
  2. SEGUNDO FATOR, O CLIMA - É a sombra onde precisa descansar do estudo, a luz trêmula da vela que queima durante a madrugada diante dos manuscritos, o calor da pressão dos parentes, o frio da solidão que às  vezes se sete, o tempo necessário até aprender a matéria, a sucessão das estações até que o guerreiro completo sague-se campeão. Aceitar ou desafiar tais condições determinará a vitória do militar.
  3. TERCEIRO FATOR, O TERRENO - É o conjunto de conhecimentos matemáticos, físicos, históricos, linguísticos e da sabedoria que o imperador ou seu supervisor exigirá do candidato.
  4. QUARTO FATOR, O LÍDER - É o conjunto de virtudes exigidas: sabedoria, integridade, disciplina, coragem e humanidade, importantes para suportar as agruras da preparação ara as provas quanto para exercer as funções públicas nos palácios e agências do rei por toda a China.
  5. O QUINTO FATOR, OS MÉTODOS -  É representado pela eficiência, controle da situação, pela administração do tempo, das urgências e demandas pessoais até que seja aprovado. Envolve não só aprender a estudar  e a fazer as provas como também a habilidade para negociar atenção e sossego com familiares e o suporte logístico ( o sustento pessoal durante os meses ou anos de preparação até que alcance o cargo.