Pesquisar neste blog

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Inspeção flagra várias irregularidades e situação de grave risco a ...

 

Porto Velho, RO – 
O Ministério Público do Trabalho (MPT), em atuação realizada na última semana, dias 19, 20 e 21 de novembro, em conjunto com o Grupo Nacional de Fiscalização do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), inspecionou as obras na Usina Hidrelétrica de Jirau, empreendimento que hoje reúne mais de 10 grandes empresas e mantém diretamente nos canteiros de obras cerca de 15 mil trabalhadores. 

“A operação foi desencadeada para verificar o atual estágio da obra e garantir o cumprimento das normas que asseguram o respeito à dignidade dos trabalhadores, em especial nas questões envolvendo saúde, higiene e segurança no meio ambiente de trabalho”, segundo o Procurador do Trabalho responsável pela Força-Tarefa, Bernardo Mata Schuch.



Ainda conforme o Procurador, que é coordenador regional da CODEMAT – Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho na PRT14 – Procuradoria Regional do Trabalho na 14ª Região, “Várias irregularidades foram flagradas no canteiro, sendo algumas situações de grave risco à integridade dos operários. As medidas protetivas e punitivas continuarão a ser tomadas administrativamente e no Judiciário, conforme a urgência e a particularidade de cada caso”, declarou. 

Participaram da operação os Procuradores Regionais do Trabalho Manoel Jorge e Silva Neto, Edelamare Melo e Claude Henry Appy, bem como a Procuradora do Trabalho Amanda Fernandes Ferreira Broecker, da Regional do MPT em Rondônia. A inspeção contou também com a participação de cinco Auditores-Fiscais do Trabalho e três analistas periciais do próprio MPT.