Pesquisar neste blog

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Piracema começou, mas fiscais do TO estão sem condições de fiscalizar


Reclamação é contra a falta de equipamentos e veículos.
Base localizada na praia da Graciosa está sucateada.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera
1 comentário
A piracema, época de reprodução dos peixes, começou neste mês de novembro e durante o período a pesca predatória nos rios e lagos do Tocantins é proibida. O problema é que a fiscalização está comprometida porque os fiscais do Naturatins alegam que estão sem condições de trabalhar, uma vez que faltam equipamentos como barcos e coletes salva-vidas.
O Estado ainda teria recolhido os três veículos que estavam sem condições de uso e entregado apenas uma caminhonete para as operações em terra. No início do mês de outubro, os fiscais reclamaram da falta de condições de trabalho na unidade da Praia da Graciosa, em Palmas, e, segundo o diretor de base do Naturatins, Juslei Caetano, a realidade se repete nas outras unidades do estado.
"As reivindicações que fizemos em outubro, até o presente momento nenhuma foi atendida. Estamos impossibilitados de fazer fiscalização por via pluvial [lagos e rios], tanto em Palmas quanto no restante do estado", explicou o diretor.
  •  
Piracema começou em novembro e segue até fevereiro de 2014 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Piracema segue até fevereiro de 2014
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
O Naturatins já recebeu denúncias sobre pesca predatórita do pirosca no lago de Palmas. A piracema desta espécie é diferenciada, começou há mais de trinta dias. Mas por causa da falta de estrutura, os fiscais não conseguiram capturar os infratores. "Os pescadores usam arpão, zagaia e outros equipamentos para pegar também jacarés e outros animais. Sem o barco não conseguimos chegar até o local", afirmou Caetano.
Resposta
De acordo com o Naturatins, os fiscais possuem, além da caminhonete, dois carros para fazer a fiscalização em terra. O órgão informou que os coletes salva-vidas foram solicitados e podem chegar nos próximos dez dias.
As embarcações, segundo o Naturatins, estão todas regularizadas e algumas das que fazem parte da frota regional, estão vindo para a capital para ser feita a manutenção.