Pesquisar neste blog

domingo, 28 de outubro de 2012

Ministro do Trabalho reivindica reestruturação do órgão


Sinait cobra autorização de concurso para Auditor-Fiscal do Trabalho, ainda, em 2012
Publicada em: 17/09/2012

A coluna Panorama Político de sexta-feira, 14 de setembro, do jornal O Globo, deu a seguinte informação sobre as melhorias das condições de trabalho para os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE:
Reestruturação
O ministro do Trabalho, Brizola Neto, reivindica para sua pasta reestruturação no plano de carreiras dos funcionários. Diz que, assim como na Previdência, Saúde e Cultura, a taxa de evasão de servidores chega a 30% devido à falta de perspectiva de crescimento. Brizola Neto afirma que o Planejamento recebeu bem a proposta.
Em encontro com Brizola Neto, no dia 3 de setembro – durante o Seminário sobre trabalho decente, em Macapá, o ministro informou à presidente do Sinait Rosângela Rassy que o Ministério do Planejamento se comprometeu a autorizar, ainda este ano, a abertura de concurso público para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho.
O Sinait reivindica pelo menos 2 mill vagas para este concurso, com base em estudo do Ipea, que aponta a necessidade de 5 mil servidores para a área de fiscalização trabalhista nos próximos quatro anos. Atualmente são aproximadamente 3 mil Auditores-Fiscais para atuar em todo o País. 
Os dirigentes do Sinait recebem com expectativa notícias como estas, que visam à melhoria das condições de trabalho dos servidores, em geral, do MTE e esperam que estes projetos da pasta sejam concretizados o mais breve possível. Ações como estas melhoraram também a qualidade do serviço público prestado pela pasta em benefício dos trabalhadores.