Pesquisar neste blog

sábado, 6 de julho de 2013

Ação resgata 23 pescadores de trabalho escravo



Em oito meses, 35 pescadores já foram resgatados na região Norte do País
Operação realizada pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Trabalho Portuário e Aquaviário, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), encontrou 23 pescadores em situação análoga de trabalho escravo. Os trabalhadores estavam no mar territorial brasileiro, entre o Brasil e a Guiana Francesa. Em oito meses de ações continuadas, já foram resgatadas 35 pescadores, todos na região Norte do País.
Os pescadores encontrados estão sendo retirados do local do trabalho e o Ministério já iniciou o pagamento das indenizações trabalhistas que podem chegar a mais de R$ 100 mil. A ação tem previsão de ser concluída até sexta-feira, 5, com o pagamento das verbas rescisórias a todos os trabalhadores resgatados.
O planejamento da ação durou três meses, a partir do diagnóstico do grupo de fiscais do trabalho local que indicava péssimas condições de trabalho na pesca. A operação contou com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio), da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança, que disponibilizaram contingente e duas embarcações – um barco base e uma lancha de operação tática.


fonte: Portal Brasil