Pesquisar neste blog

sexta-feira, 26 de julho de 2013

ATUALIZAÇÃO DA NR-18 (PCMAT) EM MAIO 2013: ESCAVAÇÕES E TUBULÕES, ELEVADORES, IMPERMEABILIZAÇÃO

A atualização da NR-18 trouxe novas regras para as atividades em 3 importantes áreas na construção civil, as quais vem sempre provocando acidentes em vista dos alto riscos nas operações envolvidas: as escavações e tubulões, os elevadores e as operações de impermeabilização. 
DG - 13A - Tubulao EncamisadoESCAVAÇÕES E TUBULÕES (crédito na foto)
A escavação manual de tubulões a céu aberto é considerada uma atividade perigosa na Indústria da construção, a qual expõe os trabalhadores a diversos riscos de acidentes, entre eles: queda de materiais e pessoas, fechamento das paredes do poço, interferência com redes hidráulicas, elétricas, telefônicas e de abastecimento de gás, inundação, eletrocussão, soterramento e asfixia.
Buraco
Os tubulões são indicados onde são necessárias fundações com alta capacidade de cargas, podendo ser executados acima do nível do lençol freático (escavação a céu aberto) ou até abaixo do nível de água (ambientes submersos), nos casos em que é possível bombear a água ou utilizar ar comprimido.
A nova NR-18 estabelece a NBR 6122:2010 como a principal referência para o cumprimento das principais medidas de segurança e que as obras só podem ser iniciadas com a liberação e autorização do Engenheiro responsável. Abaixo, veja quase todo o novo texto no infografico extraido da pasta da NR-18, ao clicarmos no item “Escavações…” do Remissivo):

imagesELEVADORES
O uso incorreto de um elevador numa obra causa danos de difícil reparação e os acidentes geralmente são fatais, sendo que os riscos mais comuns são:
  • Tropeços na saída da cabina e entrada no pavimento, quando o elevador não pára corretamente no andar.
  • Quedas de materiais (tijolos, martelos, serrotes, etc).
  • Quedas de pessoas.
  • Ruptura do cabo de tração.
  • Eletrocussões
  • Falta de sinalização e de placas alertando sobre riscos, proibições e cuidados especiais;/
  • Desrespeito à carga máxima de peso pre-estabelecida
  • Transporte simultâneo de material e pessoas;
Os elevadores utilizados em obras, no Brasil, são em sua grande maioria alugados, o que ocasiona problemas, já que a contratada é responsável pela manutenção, mas o uso correto dos mesmos cabe à contratante, bem como, o custo do treinamento do operador. Só as grandes construtoras possuem equipamentos próprios. No caso de problemas técnicos, é solicitado um técnico especializado, geralmente treinado pelo fabricante, com certificado que o qualifica para exercer a função.
A principal alteração contida na atualização da NR-18 é a proibição de o elevador utilizar apenas um cabo de sustentação e de serem seguidas as Normas da ABNT, especificamente a ABNT NBR 16.200:2013.
Fonte: NRFácil