Pesquisar neste blog

domingo, 21 de julho de 2013


E os acidentes continuam acontecendo...

Mais um acidente fatal foi noticiado hoje, 18 de julho. Um trabalhador morreu depois de se desequilibrar e cair dentro de uma máquina de triturar pedras para fazer asfalto, no Guarujá (SP). Ele era mecânico e fazia manutenção no equipamento no momento do acidente. Ele trabalhava para a prefeitura local, numa usina de asfalto.
Segundo a prefeitura, o trabalhador fazia o serviço há três anos. No momento do acidente, ele percebeu que a máquina travou e subiu nela para olhar a engrenagem. Nesse momento, ele escorregou e caiu, e sua perna foi puxada pela máquina. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele era casada e tinha cinco filhos.
É mais uma história trágica e não é a única: outras acontecem todos os dias, sem que a sociedade se dê conta do tamanho do problema. O Estado, entretanto, sabe muito bem, pois é ele que arca com o pagamento dos benefícios, pensões e indenizações a famílias e trabalhadores afastados temporária ou definitivamente. Nem assim, toma providências que poderiam minimizar estes gastos, evitáveis em sua maioria.
O Sinait insiste: fortalecer a fiscalização e recompor o quadro de Auditores-Fiscais do Trabalho é uma das medidas para diminuir o número de acidentes, pois amplia as possibilidades de intervenção nos locais de trabalho, prevenindo e orientando sobre situações irregulares no quesito Segurança no Trabalho.
Veja notícias de outros acidentes:
 G1 Vale do Paraíba e Região (SP)