Pesquisar neste blog

terça-feira, 30 de julho de 2013

Queda de andaime em obra no DF mata um homem e fere quatro
30/04/2013 - G1



Clique na imagem para ampliar

Um operário morreu e outros quatro ficaram feridos, um deles em estado grave, após a queda de um andaime em um prédio em contrução no setor Noroeste, Brasília, por volta das 10h desta terça-feira (30), informa o Corpo de Bombeiros. Até a publicação desta reportagem, não se sabia a causa do desabamento da estrutura.
O prédio residencial de seis pavimentos está em construção há oito meses, na quadra 108 do setor, projeção J. O Setor Noroeste é um bairro nobre de Brasília em fase de implementação, onde o metro quadrado construído chega a custar mais de R$ 10 mil.
Os feridos foram transportadas para o Hospital de Base. Segundo o Corpo de Bombeiros, a construção é de responsabilidade da empresa Emplavi. A construtora disse que a montagem do andaime foi realizada por uma empresa habilitada e que os operários usavam equipamento de segurança (veja íntegra da nota abaixo).
Os bombeiros informaram que a vítima fatal é Doci Alves de Oliveira, de 58 anos. Ele estava no andaime colocando cerâmicas na fachada do prédio quando a estrutura desabou. Três trabalhadores tiveram escoriações. Os bombeiros acreditam que o ferido mais grave, com traumatismo craniano, estava embaixo do andaime na hora da queda.
De acordo com o tenente-coronel Vagner Leão, do Corpo de Bombeiros, ainda não é possível precisar a altura em que estava o operário que morreu. O helicóptero da corporação foi acionado para tentar socorrê-lo, mas o homem morreu no canteiro de obras. Todos os funcionários envolvidos no acidente usavam equipamento de segurança, dizem os bombeiros.
De acordo com um operário que trabalha no local, o trabalhador que morreu estava entre o terceiro e o quarto andar e usava corda de segurança, que se rompeu por causa do peso do andaime.
Três carros e um helicóptero dos bombeiros, além de um veículo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram deslocados para o local para atender aos feridos. Uma via próxima do local do acidente precisou ser interditada para pouso do helicóptero.
A Defesa Civil e a Polícia Civil foram acionados e antes das 11h estavam no canteiro de obras.

Veja a íntegra da nota da Emplavi:
"COMUNICADO À IMPRENSA
A empresa vem a público informar quanto ao acidente ocorrido em uma de suas obras instalada no bairro Noroeste.
Como ocorrem todos os dias, os profissionais da construtora - que usavam todos os equipamentos de segurança - realizavam o seu serviço, quando, por volta das 9h45 de hoje, dia 30, houve um acidente na obra.
Lamentavelmente, por conta da queda de um andaime (que caiu de uma altura de 18 metros, o que equivale ao sexto andar), cuja montagem foi executada por empresa tecnicamente habilitada, com ART - Anotação de Responsabilidade Técnica no CREA, um dos profissionais veio a óbito. Outros três ficaram feridos.
A empresa tomou todas as providências, acionando o Corpo de Bombeiros, que prontamente se dirigiu ao local e prestou socorro. A Polícia Civil do DF está no local fazendo a perícia.
Prestando toda assistência às famílias das vítimas, a construtora ainda não sabe a causa do acidente e aguarda o resultado da perícia, colaborando para a conclusão mais breve do caso.
ASSESSORIA DE IMPRENSA - EMPLAVI"