Pesquisar neste blog

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A importância da fiscalização na construção civil - Matéria com a Professora Flavia Lorena

A atividade da construção civil é uma das atividades que vem sendo priorizadas dentre as ações do Ministério do Trabalho, uma vez que este ramo de atividade cresce no país cada vez mais. Porém, juntamente com este desenvolvimento, crescem também os números de acidentes do trabalho. Fato preocupante! As construtoras descumprem dioturnamente as normas de saúde e segurança o que tras como consequências mortes e mutilações. A busca pelo lucro desmedido faz com que exista o desprezo pela vida alheia.
Para que se busque diminuir este triste quadro há a necessidade de que se mude o foco e deixe de atribuir ao trabalhador a responsabilidade pelo seu próprio infortúnio.
A falta de uso de EPI pelo empregado não pode ser o responsável pelo acidente, uma vez que outras medidas de proteção, as coletivas, devem ser implementadas pelo empregador. Elas sim são a prioridade dentro da segurança! Infelizmente, inverte-se a ótica. O empregador fornece o EPI ao trabalhador e acha que já fez sua parte! O empregador deve buscar medidas de ordem coletiva, deve ter andaimes adequados e seguros, além de orientar seus empregados sobre os riscos, sobre a importância das medidas individuais e coletivas.
A queda de alturas é o carro chefe nas causas de acidente do trabalho, por isso o MTE criou a NR 35 visando proteger o trabalhador que executar o trabalho em altura.
Flávia Lorena
Auditora Fiscal do Trabalhor
Coordenadora da Fiscalização na Construção Civil no Piauí

Matéria completa Tv Globo Piauí