Pesquisar neste blog

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

MTE embarga trabalho em altura e concretagens nas obras de Viracopos


Fiscalização ocorreu após acidente que deixou 14 feridos em Campinas.
Quatro deles permanecem internados em estado grave no Mário Gatti


O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) embargou todos os trabalhos realizados em altura e parte das concretagens nas obras do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A fiscalização ocorreu nesta quarta-feira (1º), após 14 operários ficarem feridos ao caírem de uma estrutura de madeira.

Segundo a auditora-fiscal do MTE Márcia Marques, a obra tinha sido 100% liberada pelo órgão, após o soterramento que matou um operário em março, justamente nesta terça-feira, dia do acidente com 14 feridos.
A assessoria do consórcio responsável pela ampliação do aeroporto informou que as obras ficaram paradas nesta quarta-feira por conta do feriado, mas serão retomadas na quinta-feira (2), com exceção nos pontos embargados pelo MTE.
Feridos
Segundo a assessoria da Prefeitura, quatro operários em estado grave continuam no Hospital Mário Gatti, sendo três deles com politraumatismos e outro, o que inspira mais cuidados, com traumatismo torácico. Outros quatro trabalhadores, com ferimentos leves, estão no Ouro Verde.
Um trabalhador também permanece no Celso Pierro com uma fratura na mandíbula e pode ter que passar por cirurgia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os feridos tiveram escoriações, lesões, quebraram costelas, membros inferiores e superiores.

'Carnificina'
"Se não tivesse havido a nossa fiscalização posterior ao soterramento, seriam 16 mortos. Porque a partir das interdições em altura eles começaram a usar itens de segurança. Teria sido uma carnificina", disse Márcia Marques. Após a morte do operário soterrado, órgão trabalhista exigiu melhorias nas obras.
Uma equipe do Ministério Público do Trabalho (MPT) passou cerca de três horas as obras do aeroporto nesta quarta-feira. “Os trabalhadores não morreram porque estavam devidamente protegidos com equipamentos de proteção”, disse o procurador do órgão trabalhista Silvio Beltrameli Neto.
O MPT informou que será feita uma perícia para avaliar o que causou o acidente. Os trabalhadores faziam um trabalho de concretagem no segundo andar de um bloco quando a estrutura desabou.

Concessionária
Em nota, o Consórcio Construtor Viracopos informou que prestou imediato atendimento aos operários, mobilizando as equipes de segurança e socorro do aeroporto, que chegaram prontamente ao local. As razões do acidente serão apuradas. A empresas responsáveis pela ampliação do aeroporto informaram ainda que darão todo apoio às vítimas e suas famílias.
Operário ficou pendurado após acidente nas obras de ampliação do aeroporto de Viracopos (Foto: Reprodução / EPTV)Operário ficou pendurado após acidente nas obras de ampliação de Viracopos (Foto: Reprodução / EPTV)