Pesquisar neste blog

sábado, 3 de agosto de 2013

MÁSCARAS DE FLUXO CONTÍNUO, MÁSCARAS DE DEMANDA COM PRESSÃO POSITIVA E MÁSCARA DE DEMANDA SEM PRESSÃO POSITIVA

MÁSCARAS DE FLUXO CONTÍNUO MÁSCARAS POR DEMANDA DE AR



      Recentemente em uma refinaria da Petrobras faltou energia elétrica, devido um problema ocasionado na transmissão por parte da concessionária. O SMS/SI foi acionado para suprir uma demanda de ar respirável em uma unidade de processo muito importante para a empresa. Era necessária a utilização de hidrojateamento nas paredes de um vaso que oferecia algum risco de desprendimento de CO e outros contaminantes. A equipe responsável pela operação da unidade queria realizar os trabalhos o mais rápido possível para que, quando a energia fosse restabelecida a unidade estivesse pronta para voltar a operar normalmente, ou que pelo menos o tempo de unidade parada fosse o menor possível.
      É obvio que, com a refinaria sem energia elétrica, o ar respirável deveria ser proveniente de cilindros dear comprimido respirável ou o ar deveria ser gerado através de compressores alimentados por grupos geradores. A pergunta que quase todo o corpo de profissionais faz com relação ao uso de tal fonte de ar é:
 - Nei, quanto tempo os cilindros aguentam?”(risos)
      Ou seja, o que o técnico em segurança deveria ter perguntado era:
- Quanto tempo a bateria de cilindros, com carga completa, a um volume de x mconseguirá alimentar nfuncionários com máscaras do tipo m com p metros de lance mangueira?   
      Esses dados são tão triviais como planejar a quantidade de combustível que será necessário para se realizar uma determinada viagem. No caso da viagem, quantos km o veículo consegue realizar a uma média de x km/h? Depende da potência do motor, depende da média horária que tal veículo trafega o relevo, a quantidade de pessoas que irão viajar no automóvel, carga total, etc.
      Assim também acontece quando uma determinada tarefa com ar respirável precisa ser executada. Parece tão trivial, tão elementar, e na verdade é, mas de modo geral esse tipo de questão acaba não sendo bem formulada e pode trazer gastos desnecessários para a empresa. Quando uma demanda de ar não é bem calculada, o consumo de energia elétrica é elevado e ao longo do ano trás desperdícios relevantes de consumo, as manutenções corretivas e preventivas também aumentam - já que esse tipo de equipamento tem manutenções programadas por hora de uso – os filtros do sistema de purificação de ar se deterioram mais rápido devido o volume desnecessário de ar que o atravessa são algumas consequências do mau uso do ar comprimido respirável..
      O consumo de ar médio pelo corpo humano é conhecido e tabelado para diversos tipos de esforços físicos e atividades realizadas (conforme pode ser observado na tabela abaixo) e varia bastante de uma atividade para outra. Por se tratar de uma atividade em área industrial deve-se sempre estimar o consumo de ar de um trabalho pesado, devido as características peculiares que cada trabalhador pode apresentar como peso e altura, além da temperatura do ambiente, que geralmente ultrapassa as temperaturas médias convencionais e, isso aumenta o esforço físico do organismo para manter o corpo humano em equilíbrio térmico com o ambiente. Devido a todas essas variáveis externas e inerentes a atividade em questão, os dados devem ser sobre estimados para evitar surpresas e riscos aos trabalhadores. Por outro lado, a escolha de determinados tipos de máscaras, por exemplo, pode ser decisiva no bom desempenho de uma aplicação crítica como a falta de energia elétrica, uma pane no sistema de geração de ar respirável ou ainda a contaminação da captação de ar por algum gás e conseqüentemente o desligamento dos sistemas de compressão de ar. Caso seja necessária a utilização de ar proveniente de cilindros, cada litro de ar economizado será importante uma vez que tais cilindros demora em ser reabastecidos além de apresentar um custo fixo de manutenção alto, devido o valor dos filtros de alta eficiência, consumo de energia elétrica e o alto desgaste das peças do sistema de compressão. A escolha do tipo certo de máscara para cada tipo de trabalho é tão vital quando a escolha do tipo de purificação de ar e da fonte de ar que será utilizada.
MÁSCARAS DE FLUXO CONTÍNUO X MÁSCARAS DE DEMANDA  

Nenhum comentário: