Pesquisar neste blog

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012


Fiscalização resgata trabalhadores adolescentes de trabalho escravo em Rondônia

Durante uma ação realizada por auditores-fiscais do trabalho em uma fazenda do município de Chupinguaia (RO), cinco adolescentes foram encontrados juntos a trabalhadores adultos que viviam em condições análogas às de escravos.

Os trabalhadores adolescentes recebiam o pagamento em cheques e trocavam com agiotas, que cobravam até 50% do valor. Segundo a equipe de auditores-fiscais que está acompanhando o pagamento de verbas rescisórias dos trabalhadores resgatados, a situação em que eles viviam era precária: dormiam no chão, em pedaços de espuma, num galpão onde eram armazenados produtos tóxicos. Um curral também funcionava como alojamento.

Os trabalhadores afirmaram à equipe de fiscalização coordenada pelo auditor-fiscal Juscelino Durgo que sofriam maus tratos e muitos eram impedidos de deixar o local, configurando assim o trabalho escravo. Um dos adolescentes relatou que a comida oferecida era pouca e os trabalhadores que adoeciam não recebiam remédios, sendo obrigados a trabalhar passando mal.

Fonte: SINAIT