Pesquisar neste blog

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Mais um trabalhador cai de andaime e morre



Fonte: 4-12-2012 – Sinait
Mais um trabalhador morreu ao cair de um andaime. Segundo os socorristas que o atenderam, ele não usava qualquer equipamento de proteção. A queda foi causada, provavelmente, por uma forte descarga elétrica. Entretanto, a causa da morte não foi ainda definida, se foi o choque elétrico ou a pancada na cabeça que ele levou ao cair do andaime. O operário de 49 anos trabalhava numa obra de hospital no município de Parnaíba, no Piauí.
 
Equipamentos de Proteção Individual – EPIs são obrigatórios para trabalhos em altura, e todas as precauções estão especificadas pela Norma Regulamentadora – NR 35. Para o INSS, esse será mais um número para compor o Anuário Estatístico de 2012. Para as famílias, é um ente querido que se vai para sempre. Para o Sinait, é sinônimo de negligência, de sofrimento que poderia ter sido evitado e de descaso do governo que não se preocupa em reforçar o quadro de Auditores-Fiscais do Trabalho que, certamente, contribuiria para reduzir os números de acidentes e para mudar o futuro dos trabalhadores brasileiros.
 
Leia a nota sobre o acidente:
 
2-12-2012 – Proparnaíba (PI)
Operário morre após choque e queda de andaime em Parnaíba
 
Parnaíba/PI- Um operário identificado como Edmar de Sousa Pinheiro, 49 anos, residente no conjunto Joaz Souza e conhecido como Zé da Fibra por trabalhar com este tipo de material, faleceu na manhã deste domingo (2) após sofrer uma descarga elétrica e cair do andaime de um prédio em construção em Parnaíba.

A obra situada no cruzamento entre as ruas Desembarcador Sales e Roberto Correia, bairro Nova Parnaíba, faz parte do complexo hospitalar da Clínica Santa Edwiges. O trabalhador não possuía Equipamentos de Proteção Individual - EPI, de acordo com profissionais que participaram do resgate.

Segundo um socorrista do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) que atendeu a ocorrência, a vítima caiu após sofrer uma forte descarga elétrica e chegou a bater com a cabeça, o que provocou um traumatismo crânio-encefálico.

Entretanto, somente uma necropsia poderá determinar se a morte foi provocada pelo choque ou pela pancada. O cadáver foi retirado do local de difícil acesso por homens do Corpo de Bombeiros e removido pelo Instituto de Medicina Legal (IML) em seguida.