Fiscalização encontrou irregularidades nas condições de segurança dos trabalhadores
Assim, as obras nos andares superiores foram interditadas para ajuste dos cálculos de dimensionamento dos balancins. A paralisação das atividades permanece até que a empresa responsável pelas obras providencie as condições adequadas aos trabalhadores e, então, faça o requerimento para uma nova inspeção. Se estiver tudo de acordo com as normas a partir de então, o trabalho pode ser retomado conforme Araujo. O proprietário da empresa Planta e Obra Administração e Construção Ltda., vencedora da licitação e responsável pelas obras, não quis se manifestar sobre o assunto.
O procurador-geral do Município, Luiz Felipe Tronquini, afirmou na tarde de ontem que foi surpreendido com a notícia. “O Município não foi notificado oficialmente e, até onde tenho informações, a empresa está de acordo com os padrões de segurança do trabalho. Nesse tipo de situação, o Ministério faz um laudo oficial e dá ciência à construtora”, acrescentou, declarando que aguardaria o contato por parte da empresa. “Se foi detectado algum problema, acaba não atingindo o Município, mas sim a empresa”, complementou Tronquini.
O novo Centro Administrativo de São Leopoldo tem aproximadamente oito mil metros quadrados e fica localizado em frente à Estação Rodoviária, na quadra entre as Ruas Bento Gonçalves, Saldanha da Gama, Brasil e Avenida Dom João Becker.
Prédio novo representa fim do aluguel
Segundo dados da Prefeitura de São Leopoldo, a obra representará uma economia de R$ 1,5 milhão por ano. Isso porque sediará, além do gabinete do prefeito e vice-prefeito, as secretarias Geral de Governo, de Administração, Compras, Planejamento, Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Social, Comunicação, Relações Internacionais e Turismo, além da Procuradoria Geral, Recursos Humanos, Procon e Ouvidoria. Algumas hoje têm gasto com aluguel.
Saiba mais
O orçamento inicial das obras do Centro Administrativo de São Leopoldo, que tiveram ordem de início no dia 25 de maio de 2010, previa investimento R$ 10,8 milhões, mas, com os aditivos que teve, custará um total aproximadamente R$ 12 milhões segundo o secretário municipal de Administração, Edvaldo Cavedon. A construtora, de acordo com o secretário, prometeu concluir a obra em junho próximo. Recentemente, o prefeito Ary Vanazzi declarou que é esperado que em julho alguns espaços já estejam prontos para uso.
Imprevisto não deve interferir nos prazos
O secretário municipal de Administração de São Leopoldo, Edvaldo Cavedon, cuja pasta coordena a construção do novo Centro Administrativo, mostrou a mesma surpresa do procurador-geral ao receber a notícia do embargo de parte da obra. “Deve ter sido referente à segurança, alguma coisa talvez não estivesse de acordo”, disse, acrescentando que iria averiguar.
“Vamos verificar com as áreas que fazem parte da fiscalização, na Secretaria de Obras. A empresa que toca a construção é qualificada e sempre teve todos os documentos hábeis. Se houve alguma coisa, nós vamos cobrar da empreiteira, que, com certeza, vai analisar, ver o que é e tomar as medidas cabíveis”, afirmou. Cavedon crê que o imprevisto não deve atrapalhar a entrega da obra. “Provavelmente é algo simples de regularizar. Amanhã (hoje) entramos em contato com a empresa e com o Ministério do Trabalho para resolver a situação”, disse.
O procurador-geral do Município, Luiz Felipe Tronquini, afirmou na tarde de ontem que foi surpreendido com a notícia. “O Município não foi notificado oficialmente e, até onde tenho informações, a empresa está de acordo com os padrões de segurança do trabalho. Nesse tipo de situação, o Ministério faz um laudo oficial e dá ciência à construtora”, acrescentou, declarando que aguardaria o contato por parte da empresa. “Se foi detectado algum problema, acaba não atingindo o Município, mas sim a empresa”, complementou Tronquini.
O novo Centro Administrativo de São Leopoldo tem aproximadamente oito mil metros quadrados e fica localizado em frente à Estação Rodoviária, na quadra entre as Ruas Bento Gonçalves, Saldanha da Gama, Brasil e Avenida Dom João Becker.
Prédio novo representa fim do aluguel
Segundo dados da Prefeitura de São Leopoldo, a obra representará uma economia de R$ 1,5 milhão por ano. Isso porque sediará, além do gabinete do prefeito e vice-prefeito, as secretarias Geral de Governo, de Administração, Compras, Planejamento, Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Social, Comunicação, Relações Internacionais e Turismo, além da Procuradoria Geral, Recursos Humanos, Procon e Ouvidoria. Algumas hoje têm gasto com aluguel.
Saiba mais
- Após a mobilização dos estudantes e profissionais, as obras têm início no dia 24 de setembro. O prazo dado para a conclusão do prédio foi de 12 meses.
- Em maio de 2010, o prefeito Ary Vanazzi assinou a ordem de início das obras do novo Centro Administrativo de São Leopoldo, com investimento previsto de R$ 10,8 milhão, anunciando que o prédio teria detalhes enxaimel e mudaria o perfil da cidade.
- Em julho de 2010, estudantes de Arquitetura da Unisinos e Feevale e profissionais da área foram ouvidos em audiência pública. Após reclamações quanto a altura, utilização do solo e modificações da parte histórica, o projeto foi alterado. Decidiu-se inclusive que a fachada não seria mais em estilo enxaimel.
- Em agosto de 2011, o Tribunal de Contas determinou, como medida cautelar, a suspensão do pagamento de R$ 2,4 milhões para as obras até o final da inspeção no seu orçamento por possíveis irregularidades no contrato com a empreiteira. A obra foi retomada em setembro.
O orçamento inicial das obras do Centro Administrativo de São Leopoldo, que tiveram ordem de início no dia 25 de maio de 2010, previa investimento R$ 10,8 milhões, mas, com os aditivos que teve, custará um total aproximadamente R$ 12 milhões segundo o secretário municipal de Administração, Edvaldo Cavedon. A construtora, de acordo com o secretário, prometeu concluir a obra em junho próximo. Recentemente, o prefeito Ary Vanazzi declarou que é esperado que em julho alguns espaços já estejam prontos para uso.
Imprevisto não deve interferir nos prazos
O secretário municipal de Administração de São Leopoldo, Edvaldo Cavedon, cuja pasta coordena a construção do novo Centro Administrativo, mostrou a mesma surpresa do procurador-geral ao receber a notícia do embargo de parte da obra. “Deve ter sido referente à segurança, alguma coisa talvez não estivesse de acordo”, disse, acrescentando que iria averiguar.
“Vamos verificar com as áreas que fazem parte da fiscalização, na Secretaria de Obras. A empresa que toca a construção é qualificada e sempre teve todos os documentos hábeis. Se houve alguma coisa, nós vamos cobrar da empreiteira, que, com certeza, vai analisar, ver o que é e tomar as medidas cabíveis”, afirmou. Cavedon crê que o imprevisto não deve atrapalhar a entrega da obra. “Provavelmente é algo simples de regularizar. Amanhã (hoje) entramos em contato com a empresa e com o Ministério do Trabalho para resolver a situação”, disse.