Pesquisar neste blog

quarta-feira, 15 de maio de 2013


Consórcio de Viracopos é autuado por dificultar fiscalização do MTE

Órgão trabalhista afirmou que foi atrapalhado para ouvir operários.
Acidente, no fim de abril, feriu 14 trabalhadores na ampliação do aeroporto

Do G1 Campinas e Região

O consórcio responsável pela ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi autuado nesta segunda-feira (13) por dificultar o trabalho de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) feito após o acidente que deixou 14 operários feridos no fim de abril.

Segundo a auditora-fiscal do órgão Márcia Marques, esta foi a segunda autuação por “embaraço à fiscalização” emitida ao consórcio. “Eles atrapalharam a gente de cumprir as entrevista com os trabalhadores”, explicou ela. O MTE pretende ouvir os operários envolvidos no acidente do mês passado.
As interdições feitas pelo MTE em trabalhos realizados em altura e parte das concretagens nas obras, após o acidente de abril, continuam em vigor nesta segunda-feira. Segundo a auditora-fiscal, o consórcio entregou documentos referentes aos embargos e, agora, uma vistoria do órgão tem de ser feita para liberação.
45 autuações
De acordo com a auditora, o consórcio soma 45 autuações desde o início das obras, em agosto de 2012, a maioria relacionada a segurança dos trabalhadores. Em março, em outro acidente, um operário morreu soterrado na ampliação do aeroporto.
Em nota encaminhada na manhã desta terça-feira (14), o Consórcio Construtor Viracopos (CCV), responsável pela execução das obras de ampliação do aeroporto, afirma que está "cooperando e atendendo todas as solicitações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)". O CCV, formado pelas empresas Constran e Triunfo, também informou que "apresentará defesa administrativa ao auto de infração recebido".

Nenhum comentário: