Pesquisar neste blog

quinta-feira, 16 de maio de 2013


Fiscais do MTE interditam setores das plataformas P-58 e P-63

Foto: Fabio Dutra
Fiscais do MTE interditam setores das plataformas P-58 e P-63
As duas plataformas estão em construção no Estaleiro da Quip, localizado na ponta Sul do Porto Novo
    Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS) interditaram os elevadores das plataformas P-58 e P-63 e os trabalhos realizados acima de 12 metros de altura nas duas unidades. A interdição na P-58 ocorreu na quarta-feira e na P-63 na manhã de ontem. As duas plataformas estão em construção no Estaleiro da Quip, localizado na ponta Sul do Porto Novo. Seis auditores fiscais de diferentes municípios do Estado participaram da operação que, na manhã de ontem, gerou, inclusive, a presença de policiais federais no local.
    Os policiais federais foram ao local, a pedido dos fiscais da SRTE, para verificar se estava sendo cumprido o termo de interdição contra a empresa, pois, segundo informações dadas pelos auditores fiscais à Polícia Federal, os setores interditados estavam em atividade. Conforme a delegada Janaína Braido, não houve flagrante. A PF vai investigar se houve crime de desobediência. Com a interdição de setores das duas plataformas, os trabalhadores que nelas atuam foram liberados do serviço.
    Conforme o superintendente substituto da SRTE, auditor fiscal Marco Antônio Canto, a interdição do trabalho acima de 12 metros de altura, na P-58, ocorreu porque os auditores fiscais entenderam que havia situação de grave risco de acidente. Canto observou ainda que interdição é rotina para os fiscais do Trabalho e Emprego, mas para quem tem que parar é problema. "Amanhã (nesta sexta-feira) haverá reunião dos auditores fiscais do MTE com a empresa. Esperamos que sejam adotadas as medidas corretivas, para que sejam liberadas as atividades", disse Canto.
    Em nota divulgada à imprensa no final da tarde, o Estaleiro Quip e a CQG Construções Offshore, que desde 2010 constroem as plataformas de petróleo P-63 e P-58, destacaram que sempre primaram pela absoluta obediência à legislação trabalhista e ao cumprimento das normas de segurança de seus trabalhadores. Também informaram que, no final da tarde de ontem, a CQG Construções Offshore conseguiu liminar que liberou os serviços acima de 12 metros na plataforma P-58. Os trabalhos do turno da noite já seriam realizados. Os elevadores desta unidade, que são elevadores de obras, permaneciam interditados, mas o acesso dos trabalhadores ocorre pelas escadas.
    A Quip também informou que avalia o laudo da interdição da P-63 e tomará as medidas que julgar pertinentes. Na nota, as duas empresas reiteram o compromisso com segurança, meio ambiente e saúde de todos os seus trabalhadores em todas as atividades que executa.

    Por Carmem Ziebell
    carmem@jornalagora.com.br

    Nenhum comentário: