Pesquisar neste blog

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Flagrante mostra operário sem EPI em prédio no DF
Data: 06/11/2012 / Fonte: R7*

Taguatinga/DF- Um vídeo que está na internet mostra um operário em cima de um prédio, no Centro de Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal, sem qualquer segurança. O homem trabalha sem capacete e sem cinto de segurança.

O prédio tem três andares e a reportagem da TV Record confirmou que é comum operários trabalharem sem proteção no local.

Os responsáveis pela obra não foram encontrados pela reportagem para falar sobre o caso.

A obra não tem nem mesmo redes de proteção. O equipamento é necessário pra evitar que pedaços de concreto caiam em cima dos carros estacionados ou até mesmo de pedestres que circulam pela região.

Segundo João Barbosa, secretário do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e do Mobiliário de Brasília, diz que, em 80% dos casos de operários que trabalham sem equipamento de segurança, a responsabilidade é dos empresários.

Todos os dias, o sindicato recebe denúncias de operários que trabalham sem os equipamentos de segurança. Só este ano, 46 acidentes de trabalho foram registrados e 12 pessoas morreram em canteiros de obras.

De acordo com Barbosa, há muito mais acidentes do que os que são registrados. Ele diz que as empresas não comunicam as ocorrências por medo de serem punidas.

As empresas que forem flagradas com operários trabalhando sem equipamentos de segurança podem pagar uma multa de até R$ 4 mil e, dependendo da situação, ter a obra embargada.

*Com TV Record Brasília