Pesquisar neste blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Norma Regulamentadora do trabalho em Frigoríficos é aprovada por consenso

 
29 de novembro de 2012 - 09:59h 
Autor: Assessoria 

Depois de dois anos de discussão, o Grupo de Trabalho Tripartite formado pelos trabalhadores, Ministério do Trabalho e representantes dos frigoríficos aprovou, por consenso, na sexta-feira passada (23), o texto da Norma Regulamentadora (NR) que versa sobre Ergonomia do Trabalho nas empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados (GTT Frigoríficos). Foram aprovados também os prazos para implementação das mudanças.

Para Péricles Salazar, Presidente-Executivo da Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO), entidade que participou ativamente dos trabalhos, “a solução encontrada é boa para todas as partes envolvidas, chegando-se a um acordo principalmente sobre as pausas ergonômicas e térmicas, de maneira que não se compromete a produção e a produtividade dos frigoríficos”, atendendo os requisitos de maior segurança e bem estar dos trabalhadores.

A NR será implementada nos frigoríficos de abate bovino, suíno e de aves e as empresas terão prazos de seis meses para implantação de toda a estrutura da NR; de um ano para intervenções de mobiliário e equipamento e de dois anos para alterações físicas nas empresas.

A NR estava em Consulta Pública do Ministério do Trabalho, mas este acordo “coloca um ponto final nas discussões sobre este tema que estava preocupando a indústria brasileira de processamento de carnes”, segundo Péricles Salazar. “O importante é que este resultado final embute uma situação muito melhor do que a que existia na Consulta Pública, trazendo tranquilidade para o setor produzir sem quedas ou prejuízos à produção”, finaliza o dirigente.