Pesquisar neste blog

terça-feira, 20 de novembro de 2012


Trabalhadores entram numa fria em documentário exibido em todo país


Superexploração em frigoríficos é tema do documentário Carne, Osso, que será exibido gratuitamente em mostra de Direitos Humanos em todas as capitais brasileiras
Por Repórter Brasil
A superexploração de trabalhadores em frigoríficos é tema do documentário Carne, Osso, que será exibido gratuitamente em todas as capitais do país a partir do próximo domingo, dia 11 de novembro. O filme integra a Sétima Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul (programação completa).
Dirigida por Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, ambos do Núcleo de Documentários daRepórter Brasil, a produção recebeu prêmio demelhor documentário na categoria júri popular na mostra DocFAm, em Florianópolis, menção honrosa no festival alemão DOK Leipzig, foi selecionada no festival É tudo Verdade e exibida no Festival de Gramado.
O documentário tem como foco o duro cotidiano dos trabalhadores de frigoríficos, expostos a situações de risco e a longas jornadas de trabalho em ritmo frenético. Produzido ao longo de dois anos, o filme reúne imagens impactantes e depoimentos que caracterizam a triste realidadedos trabalhadores dos ramos de corte de aves, suínos e bovinos.
Os problemas do setor também foram abordados recentemente no especial Moendo Gente - As más condições de trabalho nas maiores indústrias brasileiras de carne, um mapeamento multimídia sobre acidentes, doenças e outras questões críticas relacionadas à produção industrial de carne.
Direitos Humanos
A Mostra é iniciativa da Secretaria dos Direitos Humanos que visa trazer à tona trabalhos audiovisuais sul-americanos que tratem sobre questões sociais e aspectos dos direitos humanos.
"O objetivo principal é estabelecer um diálogo franco e direto com o povo brasileiro sobre seus direitos fundamentais. Mais do que assistir a filmes, trata-se de um convite ao debate, à reflexão, para construirmos juntos um país que valorize a diversidade e garanta o respeito aos Direitos Humanos", explica a ministra da Secretaria de Direitos Humanos Maria do Rosário. 
Confira as datas de exibição  na sua cidade:
Veja o trailer do documentário:


Fonte: Site Reporter Brasil
http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=2127