Pesquisar neste blog

segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Via Expressa é paralisada pela 2ª vez 

SRTE encontrou irregularidades nas obras

DO BAHIA TODO DIA | 26/07/2012 | 08H15
Auditores-fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/BA) embargaram na última segunda (23) - pela segunda vez -, as obras de construção da Via Expressa, que interliga o Porto de Salvador ao acesso norte da BR-324. A paralisação da obra aconteceu na frente de trabalho dos viadutos oito, nove e dez, nas proximidades do largo dos Dois Leões.

Conforme os auditores responsáveis pela fiscalização, as atividades na frente de trabalho embargada estavam sendo realizadas sem que fossem instaladas barreiras de isolamento, sinalizações de segurança e galerias para circulação de pedestres em todo o perímetro da área situada abaixo dos viadutos em construção. 

A situação constatada estava expondo os trabalhadores e a população que circula na região da obra ao risco de queda de materiais e objetos sobre os mesmos, bem como ao risco de acidentes com os veículos que transitam no local.

A empresa responsável pela execução da obra deverá adotar as medidas indicadas pela fiscalização para eliminar as condições de grave e iminente risco constatadas no curso da ação fiscal. 

O embargo da frente de trabalho somente será suspenso após a nova inspeção que será realizada pela equipe da SRTE. 


Primeira ação fiscal
No último dia 16, uma ação fiscal realizada nas frentes de trabalho do Largo Dois Leões, Baixa de Quintas e da Soledade, abrangendo a construtora principal responsável pela execução das obras da Via Expressa e seis outras empreiteiras, terminou em paralisação por causa da inexistência de sinalização e barreiras de isolamento nos serviços de escavações, em todo o perímetro do canteiro e nas áreas com risco de queda de material sobre as pessoas. Além disso, outras irregularidades foram constatadas, especialmente nas áreas de vivência, sendo exigida a correção das mesmas.

Esta primeira ação fiscal foi realizada com o objetivo de verificar o cumprimento da legislação trabalhista nas áreas de relações do trabalho e segurança e saúde. 
A Via Expressa é de fundamental importância para a melhoria da mobilidade urbana de Salvador e faz parte do conjunto de obras do PAC no Estado da Bahia. 

Foto: Manu Dias (Secom)
Fonte:http://www.bahiatododia.com.br/index.php?artigo=19165