Pesquisar neste blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Questões da prova de Economia do concurso de Auditor-Fiscal doTrabalho - 2003.



3- No longo prazo a demanda por trabalho é mais elástica em relação ao salário do que no curto prazo. Isso é verdade porque, em longo prazo, quando o salário sobe:
a) a empresa contratará mais mão de obra.
b) a empresa terá lucro zero.
c) a empresa adquirirá mais capital.
d) a empresa pode estabelecer o preço dos produtos.
e) a empresa terá lucro maior do que zero.
Comentário: a demanda de trabalho é elástica em relação ao salário, no sentido de que dada uma variação no salário a demanda de trabalho pode variar em maior ou em menor intensidade, dependendo de alguns fatores. A demanda de trabalho é também função da produtividade marginal do trabalho e do preço do produto. Se ocorrer um aumento de salário, por exemplo, o emprego vai diminuir se a produtividade marginal do trabalho e o preço do produto permanecerem constantes. Isso elimina a opção a. As opções b e e são prejudicadas pelo fato de que as decisões da firma no mercado de trabalho podem ter efeitos os mais diversos sobre os lucros. A opção d também é incorreta, pois a capacidade de uma empresa estabelecer o preço dos produtos depende do mercado em que está situada, como por exemplo em um oligopólio. O curto prazo é um período de tempo tal que a firma não consegue aumentar a quantidade de todos os recursos, como o capital. Nesse caso, dado um aumento de salário a firma tem dificuldades em substituir trabalho por capital, e a dispensa de trabalhadores é mais dificultada. Nolongo prazo, porém, todos os recursos são variáveis, e é mais fácil a substituição. Por isso pode dizer-se que a demanda de trabalho é mais elástica no longo prazo porque a empresa pode adquirir mais capital. Opção c.
4- Suponha que a produtividade marginal do trabalho pode ser expressa pela seguinte função: 10/L, onde L é a quantidade de mão-de-obra. Se a empresa vende a sua produção em um mercado competitivo a um preço de $8, quanta mão-de-obra contratará a empresa se o salário for de $5 por unidade de mão-de-obra?
a)16
b)4
c)6,25
d)10
e)6
Comentário: uma empresa contrata unidades do fator trabalho enquanto a receita propiciada por essa unidade for maior do que o respectivo custo. Em um mercado competitivo a receita da firma é igual ao preço do bem (p), que é dado pelo mercado do produto, vezes o produto marginal do trabalho (PMgL), e o custo é o salário nominal (W), também dado. A contratação de mais unidades de trabalho vai diminuindo o produto marginal do trabalho, de modo que o produto p x PMgL vai diminuindo, enquanto W se mantém constante. Então, a firma maximiza seus lucros quando p x PMgL = W. Substituindo-se essa expressão pelos números fornecidos na questão, tem-se 8 x 10/L = 5. Resolvendo-se, tem-se L = 16. Opção a.

Nenhum comentário: