Pesquisar neste blog

domingo, 28 de abril de 2013


Acidentes de Trabalho - Quedas e esmagamentos fazem vítimas em São Paulo e no Acre

Esta semana, trabalhadores sofreram graves acidentes ocorridos no Acre e em São Paulo. Em Rio Branco, um operário caiu de uma altura de três metros na obra do Terminal Urbano do município e, felizmente, sobreviveu. Segundo testemunhas, ele estava sem Equipamentos de Proteção Individual – EPI. 
Em Hortolândia (SP), o operário de uma fábrica de cerâmica foi esmagado por uma máquina e morreu antes de serem prestados os primeiros socorros. O caso está sendo investigado pela polícia. Em nota, a empresa se comprometeu a esclarecer as causas do acidente e afirma prestar assistência aos familiares do empregado. 
A matéria sobre a morte do trabalhador em Hortolândia, divulgada no portal de notícias G1, faz uma retrospectiva de vários acidentes de trabalho fatais ocorridos em São Paulo. Cita as mortes de um operário da construção civil que foi atingido por uma viga de madeira na cabeça, de outro que morreu soterrado e de mais um que caiu do 9º andar. Também destaca a morte de um marceneiro que também ocorreu por queda. 
São notícias lamentáveis neste 28 de abril, data dedicada mundialmente à memória das vítimas de doenças e acidentes de trabalho, criada pela Organização Internacional do Trabalho – OIT. No Brasil, o número de vítimas de acidentes de trabalho chega a mais de 711 mil por ano, segundo a Previdência Social. 
A Auditoria-Fiscal do Trabalho tem um papel importante na prevenção dos riscos à segurança e saúde laborais, porém, atua em um número insuficiente para a quantidade de empresas que só crescem no Brasil. O aumento do quadro de Auditores-Fiscais é uma luta constante travada pelo Sinait. 
Fonte SINAIT

Nenhum comentário: