Pesquisar neste blog

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Vigilantes podem ganhar cabines blindadas nos bancos

Rodrigo Batista - Redação Bonde

Os vigilantes de agências bancárias de Curitiba poderão ganhar cabines blindadas. Um projeto de Lei, proposto pela vereadora Carla Pimentel (PSC), tramita na Câmara Municipal e pode trazer este benefícioaos vigilantes e que pode favorecer, segundo a vereadora, tanto a qualidade do trabalho quanto a segurança deles. 

A intenção de colocar cabines dentro das agências para os vigilantes partiu de uma necessidade, segundo a vereadora, de garantir que se cumpra NR 17 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho), que trata da ergonomia e determina que a cada 2 horas em pé o vigilante deva ficar 15 minutos sentado. 

"Um vigilante que fica muito tempo em pé tem a qualidade  do serviço comprometida. Depois de duas horas ele não consegue mais ficar em estado de alerta para uma possível ocorrência de assalto. Estamos pensando no lado humano do vigilante, que precisa desse amparo", explica. 

Segundo Carla, caso a lei seja aprovada, a cabine deverá ser blindada com escudo de dois metros de altura, além de um assento. O projeto, explica a vereadora, é uma forma de que algumas instituições bancárias que se negam a colocar esses dispositivos entrem em conformidade com a nova legislação. "Algumas agências já possuem isso, mas outras se negam a colocar. Com a lei, elas terão que se adequar". 

Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, a proposta ainda deve ser analisada pela Procuradoria Jurídica da Casa para depois passar pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação. O projeto ainda deve passar, depois disso, por outras comissões, até chegar ao plenário para ser votada. Se for aprovada pelos vereadores, será entregue para apreciação e aval do prefeito Gustavo Fruet.

Nenhum comentário: