Pesquisar neste blog

segunda-feira, 8 de abril de 2013


AFT: Escolha da organizadora começa em março


Agora em março, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)deverá iniciar o processo de escolha da organizadora do seu novo concurso público para o cargo de auditor-fiscal do trabalho, cuja oferta será de 100 vagas. Depois do recebimento das propostas, o setor de Recursos Humanos irá avaliar as opções e definir a instituição que ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as provas. Quem deseja conquistar uma das vagas deve se preparar, pois a disputa promete ser acirrada. Para se ter uma ideia do potencial de atratividade do concurso, basta olhar para a seleção de 2010. Mais de 90 mil pessoas concorreram para as 90 vagas oferecidas na ocasião.

O cargo exige o nível superior, independentemente da área de formação, e proporciona rendimentos mensais de R$ 13.973, incluindo R$ 373 de auxílio-alimentação. Segundo a Assessoria de Imprensa do MTE, ainda não foi definida a distribuição das vagas por estado. No momento, a pasta está fazendo uma avaliação para aproveitar da melhor forma possível as 100 vagas autorizadas pelo Ministério do Planejamento. O prazo dado pelo Planejamento para a divulgação do edital é até 13 de agosto, ou seja, seis meses a contar da data de autorização do concurso. Apesar disso, o mais provável é que o MTE divulgue as regras da seleção bem antes disso.

A presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Rosângela Rassy, vem lutando para que ocorra um aumento do número de vagas do concurso para auditor-fiscal. O MTE pediu 629 (quando o déficit era de, pelo menos, 1.200 profissionais), mas apenas 100 foram autorizadas. Ela levou o problema à Comissão Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), ao senador Gim Argello (PTB/DF) e, além disso, prometeu formalizar uma denúncia à Organização Internacional do Trabalho (OIT), caso o governo federal não aumente o número de vagas. Isso porque o país estaria descumprimento acordos internacionais permitindo um quadro deficitário.

Concurso anterior - Há dois anos ocorreu o último concurso para auditor-fiscal do trabalho. A primeira fase do processo seletivo teve duas provas objetivas, com 150 questões, no total. A organizadora da seleção foi a Escola de Administração Fazendária (Esaf). As questões do primeiro exame versaram sobre Português (20), Espanhol ou Inglês (10), Raciocínio Lógico (10), Administração Pública (10), Direito Constitucional (10) e Economia do Trabalho e Sociologia do Trabalho (10).

Na segunda avaliação, as 80 questões contemplaram Direito Civil, Penal e Comercial (15), Direito do Trabalho (30), Segurança e Saúde do Trabalho e Legislação Previdenciária (20), Direito Administrativo e Ética na administração Pública (15). A aprovação esteve condicionada à obtenção de 40% dos pontos ponderados em cada uma das disciplinas, desde que tenha obtido 60% dos pontos ponderados no conjunto da avaliação. Posteriormente, houve uma prova discursiva, que constou na escrita de um texto e na resolução de duas questões. Esse exame versou sobre Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Segurança e Saúde no Trabalho e/ou Direito Administrativo. A última etapa foi a sindicância da vida pregressa dos candidatos.

Fonte: Folha Dirigida