Pesquisar neste blog

quinta-feira, 11 de abril de 2013

13 filmes fundamentais para sobreviver a um concurso público



Em boa parte dos casos, o processo de passar em um concurso públicotem muita coisa em comum com um teste de resistência. É quase como se todo concurseiro fosse para debaixo da água com a condição: ganha quem segurar o ar por mais tempo.
É claro que ter condições de

Da decisão pela carreira pública até a aprovação no concurso há um longo percurso; veja quais filmes podem fortalecer a resistência emocional nesta saga

Talita Abrantes, de 

Segurar o ar, digo, encarar longos períodos de estudo não é suficiente para conquistar uma oportunidade profissional no setor público. Quem já teve a curiosidade de ler um edital sabe bem do que estamos falando. Mas, quando se tem anos de preparo pela frente, resistência é (sim) fundamental
Pensando nisso, EXAME.com pediu a psicólogos, ex-concurseiros e especialistas em motivação para selecionar os filmes que são essenciais para quem já parece não aguentar mais a rotina de livros, apostilas e provas.

 

As Aventuras de Pi

Como você reage às situações de extrema tensão? Nos mais de 200 dias à deriva, o indiano Pi conseguiu sobreviver. “Em vários momentos, ele pensou em desistir. Mas, por outro lado, buscava forças e experimentava outras estratégias para se manter vivo”, afirma Rocha. E a persistência e resiliência de Pi devem ser exemplo para quem mira um concurso público.

Os intocáveis

“Driss assume o trabalho sem querer muito. Há muito concurseiro que faz o mesmo. Aceita a missão sem estar preparado para um concurso ou para a vida de concurseiro”, afirma Marcelo Hugo da Rocha, coordenador da coleção “Passe em Concursos Públicos – Questões Comentadas sobre Advocacia Pública” (Editora Saraiva).
Para quem está neste grupo, a dica é se inspirar 
no personagem em questão e se apaixonar pela nova missão de vida ou partir para outra empreitada.

Direção: Eric Toledano, Olivier Nakache
Ano: 2012

De Pernas pro Ar 2

No segundo filme da franquia “De pernas para o ar”, a personagem de Ingrid Guimarães é uma executiva de sucesso que está se adaptando a uma vida estressante. A lição para concurseiros? “Se você enlouquecer, terá prejuízos”, afirma o psicólogo Fernando Elias José. “Você não pode ficar obcecado. Tem que ter foco, mas não pode perder a noção do que acontece a sua volta”.

A Invenção de Hugo Cabret

Na Paris dos anos 30, Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um órfão que vive escondido na estação de trem. Sua única companhia é um robô quebrado deixado pelo pai. “O menino representa a esperança de retomar o sonho que ele tinha desistido”, afirma Fernando Elias José, psicólogo especializado em concursos. E é nesta ideia que todo concurseiro deve se apoiar. “Quem estiver com o sonho adormecido e que tem tido muitas frustrações, precisa acreditar, apesar de tudo”.
Diretor: Martin Scorcese
Ano: 2011

Como treinar seu dragão

Como o dragão do filme, que precisou do menino para terminar sua saga, todo concurseiro precisa de pessoas ao seu lado para encarar as situações adversas. “Você se perde quando se fecha e se torna autossuficiente”, afirma Fernando Elias José.
Direção: Chris Sanders, Dean DeBlois
Ano: 2010

Até o limite da honra

“Nunca vi um animal ter pena de si mesmo. Um pássaro cai morto e congelado de um galho sem nunca ter sentido pena de si mesmo”. É com esta frase de efeito, citada no filme, que Felipe Lima, da LFG, desaconselha que concurseiros se vejam como vítimas. “Concurseiro não pode ter espírito de Hello Kitty, de que não pode e está doendo. Tem que agir como o Capitão Nascimento: missão dada é missão cumprida”, brinca.
Direção: Ridley Scott
Ano: 2007

300

O filme conta como o rei Leônidas e seus 300 guerreiros de Esprta enfrentaram o numeroso exercito do rei Xerxes. “Você tem que entender que seu pequeno contingente de recursos é suficiente para passar, mas tem que ter estratégia”, diz Lima, da LFG.
Diretor: Zack Snyder
Ano: 2007
                   

O melhor jogo da história

O filme conta a saga real do jovem Francis Ouimet (Shia LaBeouf) para derrotar o lendário Harry Vardon, de quem era fã, no Campeonato Americano de Golfe de 1913. “É um filme que fala sobre controle de ansiedade, família e a necessidade de correr atrás dos sonhos”, afirma Felipe Lima, coach para sucesso em concursos da rede LFG. Seguir o seu caminho custe o que custar – nem que sejam alguns anos de lazer ou conforto.

O último samurai

No filme, o capitão Nathan Algren tem a missão de comandar as tropas do imperador japonês Meiji para eliminar os samurais da região. No entanto, é capturado pelos samurais e aprende o código de honra deles.
“É preciso ter a tranquilidade para fazer o seu melhor e ser feliz com isso”, afirma Lima. Na prática, isso significa que cada pequena vitória diária deve ser vista como um passo mais 

Homens de honra

O filme narra a história de determinação de Carl Brashear ao ser o único negro em uma base da Marinha americana. A lição? “Nada pode deter alguém realmente inspirado”, diz Lima, da LFG. “O segredo é fazer com que a aprovação fique perto.” 

Direção: George Tillman, Jr.
Ano: 2000

O advogado do diabo

Dinheiro não é tudo na vida. E esta ideia se aplica também a um concurso público. Fernando Elias José afirma que todo concurseiro que se rende à carreira pública apenas por conta do salário tende a se frustrar com a decisão. “Se você quer ganhar dinheiro, não faça concurso”, diz.

Direção: Taylor Hackford

Nenhum comentário: