Pesquisar neste blog

sábado, 13 de abril de 2013

Especialista revela 4 técnicas de memorização


Este artigo é todos para eliminar o branco da memória na hora da prova. Saiu na revista EXAME.com, e gostaria de postar pra vocês aqui também, já que o mesmo conta com algumas dicas/técnicas de memorização que eu desenvolvi.
MemorizacaoÀ primeira vista, a lista quilométrica de assuntos exigidos pelos concursos públicos pode desesperar até o mais confiante dos candidatos. Afinal, diante dela, sempre fica a sensação de que o tempo para estudo é insuficiente e de que o “branco da memória” é inevitável.
Mas é possível gerenciar esses riscos. Para Renato Alves, um dos principais especialistas em memorização do país, a receita é simples: basta uma boa dose de organização e disposição para estudar da maneira correta.
Entre uma palestra e outra, Alves, que é recordista brasileiro de memorização, revelou alguns segredos sobre como guardar todo conteúdo exigido pelo concurso e como tornar sua rotina de estudos mais eficiente.
Quer mesmo eliminar o branco da memória da sua lista de pesadelos pré-exame de concurso público?
1. Organize-se
Memorizacao
Sua meta é chegar no dia do concurso com todos os assuntos em mente? Então, desde já, aprenda a calcular a equação exata entre os minutos disponíveis para o estudo e o conteúdo exigido pela banca examinadora.
“O mais desanimador para um candidato é sentar na mesa e se perguntar: por onde eu começo?”, diz Renato Alves. Por isso, a dica, é planejar previamente.
Assim que o edital for publicado, liste as matérias e o material que você usará para estudá-las. “Separe os assuntos entre aqueles que exigem estudo ou revisão”, explica. Isso te ajudará a definir o tempo para dedicar a cada matéria.
Feito isso, divida o número de páginas pelos dias (e horas) disponíveis. Para criar um planejamento mais realista, faça um teste de quanto tempo você leva para estudar determinado assunto. E, não se esqueça do período reservado para a revisão.
2. Não basta lerMemorizacaoAgora, de nada vale organizar uma regrada agenda de estudos se você não sabe como estudar, de fato. Estudo exige concentração, dedicação e tempo. Por isso, não adianta passar os olhos pela apostila e achar que já sabe todos os conceitos.
Uma boa técnica de estudo é o hábito de fazer fichamento de todo conteúdo. “A estratégia é: para cada parágrafo que você ler, defina algumas palavras chaves”, descreve. “Ao terminar a leitura, tente explicar para si mesmo a essência do texto com base nessas palavras chaves”
Assim, de acordo com ele, na hora de fazer a revisão, você precisará apenas recorrer às suas fichas de estudo. O resultado? Planejamento e rotina de estudos mais eficiente.
3. Repita
De acordo com Alves, a repetição também é um fiel aliado na hora de guardar conceitos. Por isso, abuse da resolução de exercícios e simulados.
Uma dica para isso, no caso de questões que envolvem a memorização de uma fórmula, é fazer um cálculo que utilize essa fórmula a cada cinco horas durante quatro dias. “Você provoca uma estimulação nas redes neurais e, assim, constrói a memória de longa duração”, diz.
Mas ele alerta: a memorização efetiva só é construída a partir de conhecimento. Por isso, de nada vale sair decorando fórmulas ou macetes para resolver questões. É preciso, primeiro, compreender a lógica por trás de cada ação.
4. Invista em você
Por outro lado, segundo Alves, o branco da memória pode ser um sinal de que algo não anda bem no organismo. Isso significa que é falsa a teoria de que para passar em um concurso público é necessário sacrificar a própria vida.
Alves explica que antes de se aventurar por todas as matérias exigidas, o candidato precisa se lembrar de cuidar da própria saúde.
Dessa forma, a tríade boa alimentação, excelente noite de sono e horas de lazer são imprescindíveis para quem quer, de fato, memorizar todos os conceitos até o dia da prova.
Fonte: EXAME.com >
http://exame.abril.com.br/carreira/guia-do-concurso-publico/noticias/especialista-revela-quatro-tecnicas-de-memorizacao?p=5#link

Nenhum comentário: