Pesquisar neste blog

domingo, 28 de abril de 2013


Acidentes de trabalho – MTE diz que 2.739 trabalhadores morreram em 2012

Número foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta quinta-feira, 25 de abril
O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou, nesta quinta-feira, 25 de abril, evento em homenagem às vítimas de acidentes e doenças de trabalho. O dia 28 de abril, próximo domingo, é dedicado ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. O evento ocorrerá no auditório do MTE a partir das 9:30, em conjunto com os ministérios da Saúde e da Previdência Social.
Na matéria, o MTE informa o número de mortes de trabalhadores em consequência de acidentes de trabalho em 2012, que foi de 2.739. Em comparação com 2011, quando morreram 2.884 trabalhadores, houve uma pequena queda.
O Sinait entrou em contato com a assessoria do Ministério da Previdência Social para confirmar o número, uma vez que o último Anuário Estatístico divulgado, que traz estes dados, foi o de 2011. Também pediu a informação da fonte à assessoria do MTE, mas, até o fechamento do site nesta quinta-feira, não obteve retorno dos dois órgãos de assessoria.
O número, na opinião do Sinait, continua muito alto. São muitas vidas perdidas, muitos recursos empenhados, muitas famílias de luto. O número de acidentes de trabalho e de mortes de trabalhadores poderia ser muito menor se o governo investisse na recomposição do quadro de Auditores-Fiscais do Trabalho, que precisa ser ampliado, e no fortalecimento da Auditoria-Fiscal do Trabalho, para que ela chegue ao maior número de estabelecimentos, empreendimentos e trabalhadores, favorecendo a prevenção e a correção dos ambientes de trabalho antes que os acidentes ocorram.
Fonte SINAIT

Nenhum comentário: