Pesquisar neste blog

terça-feira, 2 de abril de 2013


Falta de segurança em obras atinge 80% das autuações feitas pelo MTE 

Para auditor, assunto é ignorado pelas construtoras nos canteiros de obras.
Só em março, oito operários morreram trabalhando em obras na região.


A falta de segurança tem sido a razão de 80% das autuações feitas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (Do G1 Campinas e Região

MTE) em obras na região de Campinas (SP). Só no mês passado, oito operários morreram enquanto trabalhavam. Em todos os casos foram encontradas diversas irregularidades, inclusive em construções de grande porte.

Segundo João Batista Amancio, auditor fiscal do MTE, uma fiscalização feita na obra de ampliação do Aeroporto de Viracopos resultou em 44 autuações, sendo pelo menos 30 delas relacionadas à falta de segurança do trabalhador. "Os prejuízos financeiros das empresas quando atrasam obras são de tal monta que acabam fazendo que a segurança não seja exigida como deveria", afirma Amancio.
Ainda segundo Amancio, muitas vezes as empresas acabam sendo negligentes, independende de ter ou não os equipamentos de segurança. Os valores das multas aplicadas são bem menores que aquelles que as construtoras devem pagar em caso de atraso nas obras, lembra o auditor.
No início de mês passado, o trabalhador João Batista Ribeiro morreu após cair do nono andar de um prédio em construção, em Hortolândia (SP). No boletim de ocorrência consta que ele usava equipamentos de segurança. Mas segundo a filha da vítima, Gislaine Ribeiro, não havia bandeijas de proteção e nem o guarda-corpo no prédio, itens obrigatórios nas construções.
Falta fiscalização
A falta de fiscalização contribuem para os acidentes de trabalho na construção. O diretor do Sindicato de Construtoras de Campinas e região, Moacir Benvenutti Netto, admitiu que por causa do aumento no número de acidentes, eles têm intensificado as fiscalizações e orientações nas obras, principalmente nas de grande porte. "Eu acredito que pode ter acontecido uma acomodação das construtoras referentes a segurança do trabalho dentro dos canteiros das obras", explicou.