Pesquisar neste blog

domingo, 28 de abril de 2013


Auditores-Fiscais realizaram operação de trabalho em altura na capital Porto Velho (RO)

Menino de 12 anos se equilibrava sobre uma barra de ferro - G1 Rondônia /Jornal de Rondônia
Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia – SRTE/RO realizaram operação de fiscalização, nesta quinta-feira, 25 de abril, em obras de construção civil, focada na Norma Regulamentadora - NR nº 35, que trata de trabalho em altura, na capital Porto Velho.
O chefe do Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho da SRTE/RO, Danilo Felix, explica que a ação foi em alusão ao Dia Mundial das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado no próximo domingo, 28 de abril, e também para reforçar a NR 35, que é relativamente nova. “Algumas empresas ainda não estão a par dos detalhes da NR 35 e é importante a fiscalização para reforçar as novas exigências”.
Durante a operação, os Auditores-Fiscais inspecionaram dez obras, interditaram oito andaimes e embargaram totalmente duas construções, por diversas irregularidades. Na ocasião, 36 trabalhadores foram encontrados sem registro na Carteira de Trabalho e um adolescente de 12 anos foi afastado do trabalho.
Danilo Felix, coordenador da operação, informa ainda que a fiscalização constatou uma situação de negligência completa nos canteiros. “As obras não tinham proteção coletiva e nem proteção individual, e nas que tinham, eram usadas incorretamente”.
De acordo com Danilo Felix, a SRTE/RO verificou também um número expressivo de acidentes em altura no Estado. “Os acidentes com óbitos ou lesões graves foram por queda em altura, motivo justificado para estarmos preocupados com os números”. Felix explica que, na região Norte, “Rondônia apresenta o maior índice, com 1.670 acidentes de trabalho a cada 100 mil trabalhadores em 2011. Os números de 2012 ainda não foram consolidados”. 48 mortes foram notificadas.
Clique aqui para assistir à reportagem do Jornal de Rondônia.
Fonte: Sinait

Nenhum comentário: