Pesquisar neste blog

sexta-feira, 12 de abril de 2013

MT: Auditores-Fiscais do Trabalho regularizam situação de 42 operários que dormiram na rua



ImagemImagemImagem
Nesta terça-feira, 9 de abril, 42 operários vindos dos Estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Sergipe, Ceará e Piauí, contratados por empresa terceirizada para a obra do estádio Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), dormiram ao relento no primeiro dia na cidade.
Alguns operários, indignados com a situação, seguiram para a sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Mato Grosso – SRTE/MT para denunciar o descaso da empresa, na quarta-feira, 10, pela manhã.
O chefe da Seção de Inspeção do Trabalho da SRTE/MT, o Auditor-Fiscal do Trabalho Amarildo Borges de Oliveira, informa que os trabalhadores fizeram a denúncia ao órgão e as duas empresas envolvidas, a terceirizada Rissata, e a Mendes Júnior, responsável pela obra, foram convocadas imediatamente para solucionar o problema. “Nós informamos às empresas que deveriam regularizar a situação dos operários e para os sete, que decidiram voltar às cidades de origem, deveriam ser pagos os direitos trabalhistas e as demais despesas”, disse.
A SRTE/MT irá acompanhar, agora, a regularização da contratação e a instalação definitiva dos 35 operários restantes, que decidiram ficar e trabalhar na obra. “Estamos atentos para que não haja irregularidades na obra”,  diz Amarildo.
O chefe da Seção de Inspeção explica que o órgão acompanha de perto, desde 2011, a construção do estádio e está atento a qualquer tipo de irregularidade encontrada. “Nestes últimos dois anos, a obra já sofreu várias inspeções”, informou. Na avaliação dele é importante que as empresas fiquem vigilantes “não só as terceirizadas, mas, também as tomadoras de serviços, para que situações como estas, de não observância das regras de contratação de trabalhadores de outras localidades, não voltem a acontecer”.
Fonte:SINAIT

Nenhum comentário: